Pular para o conteúdo

Como usar o WhatsApp para Negócios- Plano Infalível!

WhatsApp para empresas

WhatsApp, o serviço de mensagens sociais adquirido pelo Facebook por US $ 19 bilhões em 2014, é sem dúvida o aplicativo de comunicação que mais cresce no mundo. Como em janeiro de 2015, meio bilhão de pessoas em todo o mundo eram usuários regulares e ativos do WhatsApp. Esses usuários compartilham mais de 700 milhões de fotos e 100 milhões de vídeos todos os dias.

Na Índia, é mais popular que o Facebook e até mesmo nossas empregadas estão no WhatsApp agora. Já substituiu o SMS e tornou-se rapidamente o nosso principal modo de comunicação.

A pergunta que os proprietários de pequenas empresas estão perguntando agora é: Como posso usar o WhatsApp para empresas?

Vamos ver as 5 formas criativas de implementar o WhatsApp em sua empresa.

1) Usando o WhatsApp para comunicação interna da equipe

Sempre que tentamos implementar qualquer nova ferramenta de comunicação interna na ProfitBooks , obtivemos resistência dos funcionários. As pessoas relutam em "aprender" coisas novas. A melhor coisa sobre o WhatsApp é que quase todo mundo usa e não requer nenhum treinamento. Outra vantagem é que eu não preciso pedir explicitamente à equipe para verificar o WhatsApp, já que eles estão ligados a ele.

Formamos grupos de equipe de vendas e desenvolvimento no WhatsApp e compartilhamos mensagens instantâneas para as quais um e-mail não é necessário. É rápido e divertido de usar.

Com o WhatsApp Web , fica ainda mais fácil digitar mensagens usando um navegador da web.

 

WhatsApp para negócios

 

2) Usando o WhatsApp para comunicação com o cliente

Aqui está uma dica de vendas - Se você fizer seus acompanhamentos no WhatsApp em vez de fazer ligações diretas, você receberá 40% a mais de resposta. Ninguém gosta de telefonemas de números desconhecidos, mas é mais provável que respondamos a mensagens pessoais. Quando começamos a usar o WhatsApp para comunicação com o cliente, percebemos melhor resposta e engajamento.

Isso também dá a oportunidade de ser pouco informal. Por exemplo, você enviou uma cotação para seu cliente em potencial, mas não ouviu falar dele, o que você faz? Você pode ligar para ele ou enviar um email de acompanhamento usando uma linguagem formal. Em vez de fazer isso, se você apenas enviar uma mensagem curta no WhatsApp perguntando sobre o status, poderá receber uma resposta rápida.

Comecei a ver mais e mais pequenas empresas usando o WhatsApp para anunciar novas ofertas ou enviar os desejos do festival para seus clientes. Na ProfitBooks , usamos o recurso de chamadas do WhatsApp para conversar com nossos clientes internacionais.

 

3) Usando o WhatsApp para suporte ao cliente

O WhatsApp pode ser uma ótima ferramenta para suporte ao cliente, simples, devido ao seu alcance mais amplo. Seus clientes sempre prefeririam enviar uma mensagem pelo WhatsApp em vez de chamar um número de helpdesk ou levantar um ticket.

A NowFloats , uma plataforma de desenvolvimento de sites, usa o WhatsApp para suporte ao cliente. Arush Chopra da JustHerbs tem oferecido consultas sobre pele e produtos no whatsapp. Há até mesmo novos negócios como o Wazapper que fornecem ferramentas e API para configurar o sistema de suporte ao cliente usando o WhatsApp.

No entanto, oferecer suporte ao cliente via WhatsApp pode não ser uma boa opção para todos os tipos de empresas. Kritika, da MyOperator, avisa que responder a todas as mensagens no WhatsApp pode não ser prático para empresas que recebem centenas de chamadas de clientes todos os dias.

Portanto, escolha o WhatsApp como uma ferramenta de suporte ao cliente somente se você tiver um número menor de solicitações de clientes.

4) Usando o WhatsApp para Marketing e Promoção

O WhatsApp é o novo SMS. Percebemos que o WhatsApp pode ser uma ferramenta de marketing muito forte. É uma boa plataforma one-to-one para comunicação direta com nossos ouvintes ”.

Você pode usar o WhatsApp para enviar imagens, arquivos de áudio, videoclipes curtos de seus produtos e mensagens de texto para usuários em todo o mundo. Ao contrário do SMS ou do E-mail, há menos restrição no formato e as chances de entrega são maiores.

Isso não significa que você deve enviar spam aos seus clientes com mensagens WhatsApp. Idealmente, você deve usar o WhatsApp para se conectar com clientes leais existentes, em vez de tentar alcançar novos usuários. Todo mundo odeia mensagens vindas de números desconhecidos.

Se você realmente deseja obter uma boa resposta, precisará criar maneiras criativas de promover seu negócio usando o WhatsApp. Por exemplo, a Colgate convidou pessoas para enviar selfies de seu sorriso via WhatsApp para um número de telefone exibido no pacote de pasta de dente. Motivação: uma chance de ser estilizada pelo estilista da marca embaixadora Sonam Kapoor!

 

5) Uso criativo do WhatsApp para empresas

As pessoas construíram novas empresas usando o WhatsApp como plataforma e outras estão usando-as para expandir seus negócios de maneira econômica. Vamos ver alguns usos criativos do WhatsApp que podem lhe dar poucas idéias para o próximo projeto.

Serviço de Concierge O serviço
de recados em Mumbai , Russsh , usa o WhatsApp como uma plataforma de reservas. Você pode reservar um bolo, entrega de flores ou serviço de correio usando o WhatsApp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *